Por que Vivemos

A verdadeira felicidade existe nesta vida

Uma das cenas mais marcantes do longa é quando o mestre Rennyo Shonin explica como podemos superar o sofrimento e encontrar a verdadeira felicidade nesta vida.

No filme, mestre Rennyo explica sobre a origem do sofrimento baseado nos ensinamentos do seu mestre Shinran, que escreveu o Kyogyoshinsho (Ensinamento, Prática, Fé Iluminação), um clássico da literatura budista. O roteiro foi adaptado para uma linguagem mais acessível aos dias de hoje pelo professor Kentetsu Takamori, um dos autores do livro Por que Vivemos (lançado no Brasil pela Editora Satry), que deu origem ao filme.

No animê Por Que Vivemos, mestre Rennyo compara nossa vida ao mar de sofrimento. Segundo ele, desde o nosso nascimento somos jogados em um mar de ondas revoltas, que representa a vida com suas incontáveis amarguras. No vasto mar, tudo o que a vista alcança é apenas céu e água. Temos que nadar para não morrermos afogados. Mas pra que direção? Quando cansamos, nos agarramos em pedaços de madeiras flutuantes, que representam família, trabalho, dinheiro e status. Assim, nossa motivação é sempre encontrar um pedaço de madeira cada vez maior para nos trazer uma felicidade temporária. Quando pensamos que estamos seguros, vem uma onda maior – e nos joga de volta ao mar.

Por maior que seja o sofrimento, diz mestre Rennyo, existe um propósito na vida. Sem conhecer a essência da vida, não podemos levar nada deste mundo. Ele diz que existe um grande navio do Voto da Grande Compaixão que pode nos levar com alegria para uma Terra Pura.